A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) já definiu datas e locais onde ocorrerão as classificatórias brasileiras ao Freio de Ouro 2015. Em relação ao ciclo de 2014, apenas o Bocal de Ouro, em Esteio, além das sedes de Pelotas e de Brasília, que abriga uma das seletivas abertas à grande final, foram mantidas.
Conforme o vice-presidente de Eventos da entidade, Luís Rodolfo Machado, o objetivo foi privilegiar a rotatividade das sedes. O critério principal, de acordo com o dirigente, é a qualidade das instalações e condições da pista de prova. "Percorremos estas sedes inscritas e elas foram analisadas. As que têm condições são aprovadas imediatamente e as demais se faz um check list com o que precisa mudar e damos um prazo para as adequações", explica.
Os locais aonde acontecerão as disputas para classificação ainda vão passar por revisões técnicas para que estejam dentro das normas exigidas e ofereçam toda a estrutura necessária para a execução da prova. Enquanto isso são realizadas as credenciadoras para o próximo ciclo. Machado lembra que a novidade este ano é a realização de credenciadoras mistas, onde animais inéditos correm juntamente com os que já disputaram o Freio de Ouro em outras oportunidades.
Confira o calendário
8 a 12 de abril: Bocal de Ouro - Esteio (RS)
7 a 10 de maio: Cachoeira do Sul (RS)
14 a 17 de maio: Pelotas (RS)
28 a 31 de maio: Ponta Grossa (PR)
4 a 7 de junho: Santa Rosa (RS)
11 a 14 de junho: Caxias do Sul (RS)
18 a 21 de junho: Cruz Alta (RS)
25 a 28 de junho: Chapecó (RS)
9 a 12 de julho: Classificatória aberta - São Paulo (SP)
16 a 19 de junho: Classificatória aberta - Brasília (DF)
Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação