O município de Alegrete (RS) será a sede da 26ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento, que ocorre de 18 a 20 de fevereiro no Parque Doutor Lauro Dornelles, vai trazer aos participantes temas relacionados com gestão, mercado, tecnologias e inovação. O lançamento foi realizado nesta sexta-feira, 4 de setembro, na casa do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), durante a Expointer, em Esteio (RS).
Segundo o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, o objetivo é mostrar a grandeza da lavoura arrozeira do Rio Grande do Sul e a Fronteira Oeste vem se destacando na produção brasileira do grão. "Queremos mostrar a verdadeira grandeza que é a lavoura de arroz do Rio Grande do Sul. A maior lavoura fora do Continente Asiático e a maior lavoura do Continente Americano", salienta.
Outro dos objetivos, conforme Dornelles, é mostrar as qualidades da produção gaúcha, que vem conquistando mercados e ganhando terreno no cenário nacional e internacional. "É desse mesmo Rio Grande do Sul que saem as máquinas, os equipamentos e as tecnologias para impulsionar as lavouras, não só as de arroz, mas das outras culturas para o mundo", ressalta.
A área que receberá a abertura oficial já está em fase de implantação, assim como as vitrines tecnológicas, na qual diversas empresas interessadas estão confirmando presença. A expectativa também é que delegações estrangeiras da Argentina, Uruguai e Paraguai participem do evento.
Fotos: Débora Grau/Federarroz/Divulgação