Cerca de 15 mil pessoas lotaram as dependências do complexo da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), para acompanhar a grande final do Freio de Ouro. Os vencedores, tanto dos machos quanto das fêmeas, despontaram como favoritos e lideraram a competição desde o início das etapas funcionais.
Nas fêmeas, a vencedora do Freio de Ouro foi a Farrera de Los Campos, da Estância Vendramin, de Ponta Grossa (PR), guiada pelo ginete Antonieto Rosa, com média de 20.998. Segundo o expositor Aldo Vendramin, é grande a satisfação de ganhar mais um Freio de Ouro. Ele foi campeão em 2013 com a égua Oraca do Itapororó. “É difícil segurar a emoção. Todo o criador sonha em vencer esta competição. E esta conquista é fruto de um trabalho realizado na estância, onde foram definidas as metas a serem seguidas”, afirma.
Já nos machos o título foi para Harmonia Temprano, da Cabanha Harmonia, de Santa Vitória do Palmar (RS), montado pelo ginete Zeca Macedo, com média de 22.607. O expositor é a Harmonia Agricultura Pecuária Ltda. Para Rodrigo Teixeira, um dos proprietários da cabanha, a conquista do Freio de Ouro se deve a um bom planejamento estratégico. “Vencemos o Freio de Ouro há dez anos com o pai desse cavalo, o Ganadero da Harmonia, e a partir daí começamos a trabalhar com os filhos dele. Dez anos depois fomos coroados novamente com um prêmio dessa importância. O Freio de Ouro é uma ferramenta de seleção de muita importância e nós podemos aprender com ela”, garante Teixeira.
O presidente da ABCCC, José Luiz Laitano, afirma que não foi nenhuma surpresa o resultado da competição. Salienta que os animais que vêm demonstrando eficiência no ciclo chegam com maior potencial na final do Freio de Ouro. “Lógico que há uma incógnita, porque tem o dia do cavalo e do ginete, mas realmente ganha quem está em condições. Isso vem sendo demonstrado há muito anos e foi aparecendo durante a edição toda esse ano. O Freio de Ouro hoje é um patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul. Então, a avaliação é positiva, com sucesso de público”, salienta Laitano.
O ginete destaque do ano foi Guto Freire. O circuito do Freio de Ouro 2016, organizado pela ABCCC conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson e Ford. O apoio é da Supra.
Confira o resultado
FÊMEAS
Freio de Ouro
FARRERA DE LOS CAMPOS
Criador: ALDO VENDRAMIN, CURITIBA-PR
Expositor: ALDO VENDRAMIN
Estabelecimento: ESTÂNCIA VENDRAMIN, PONTA GROSSA-PR
Ginete: ANTONIETO ROSA
Média: 20.998
Freio de Prata
CARLOTA DE SÃO PEDRO
Criador: EDUARDO MACEDO LINHARES, URUGUAIANA-RS
Expositor: EDUARDO MACEDO LINHARES
Estabelecimento: CABANHA GAP SÃO PEDRO, URUGUAIANA-RS
Ginete: FÁBIO TEIXEIRA DA SILVEIRA
Média: 20.669
Freio de Bronze
NATIVIDADE SETEMBRINA
Criador: SYLVIO GOMES RIBAS, BRASÍLIA-DF
Expositor: SYLVIO GOMES RIBAS
Estabelecimento: CABANHA SOSSEGO, SÃO JOÃO DA ALIANÇA-GO
Ginete: DANIEL WAIHRICH MARIM TEIXEIRA
Média: 20.305
MACHOS
Freio de Ouro
HARMONIA TEMPRANO
Criador: HARMONIA AGRICULTURA E PECUÁRIA LTDA., SANTA VITÓRIA DO PALMAR-RS
Expositor: HARMONIA AGRICULTURA E PECUÁRIA LTDA.
Estabelecimento: CABANHA HARMONIA, SANTA VITÓRIA DO PALMAR-RS
Ginete: JOSÉ FONSECA MACEDO
Média: 22.607
Freio de Prata
GUAPURUMA MATE AMARGO
Criador: ANDRÉ LUIZ NARCISO ROSA, ITAJAÍ-SC
Expositor: ANDRÉ LUIZ NARCISO ROSA E ONÉCIO PRADO JUNIOR
Estabelecimento: ESTÂNCIA GUAPURUMA E ESTÂNCIA TAMAREIRA, NAVEGANTES/SC E SANTA RITA DO PASSA QUATRO/SP
Ginete: CÉZAR AUGUSTO SCHELL FREIRE
Média: 20.608
Freio de Bronze
BT VERMUTE
Criador: FLAVIO BASTOS TELLECHEA, URUGUAIANA-RS
Expositor: JONI FLORES DOS SANTOS
Estabelecimento: CABANHA 55, PORTO ALEGRE-RS
Ginete: VOLMIR SANTOS DE GUIMARÃES
Média: 20.519
Fotos: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação