Os resultados da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford 2016/2017 (PAC), organizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, consolidaram o trabalho da Estância Guatambu, de Dom Pedrito (RS), o grande destaque da temporada. Associado à Conexão Delta G, o criatório obteve os três primeiros lugares na raça Hereford e a primeira e terceira posição na raça Braford entre 34 touros inscritos das duas raças.
Conforme o proprietário da Estância Guatambu, Valter Pötter, o fato de o criatório aplicar seleção tecnica por avaliação genética para as características de produção a campo, resulta em animais mais eficientes em ganho de peso e mais precoces. "Então escolhendo pelo índice de seleção na Estância, sempre priorizando os top, o desempenho nas provas seguintes tem grande acertiva de sucesso, como acontece na PAC", salienta.
Outra questão importante, segundo Pötter, que é o caso de a Guatambu participar do Programa Genético da Conexão Delta G, dá uma base genética comparativa muito maior e mais sólida o que permite uma seleção ampla, segura e científica dos melhores animais. "Hoje a base de dados da Conexão para as raças Hereford e Braford já totaliza 714,82 mil animais avaliados, configurando uma grande patrimônio genético na hora de escolher e selecionar", ressalta.
Também participaram e estiveram ranqueados os associados da Conexão Delta G Wolf Genética, também de Dom Pedrito, e as Estâncias Silêncio e São Manoel, ambas de Alegrete (RS). O objetivo da prova, segundo a ABHB, é comparar, dentro de um mesmo ambiente, reprodutores de diferentes criatórios com a finalidade de identificar exemplares superiores em termos de genética, aptos a produzir com rentabilidade, quantidade e qualidade uma carne que atenda às exigências da indústria e do consumidor.