Tradicional no calendário da raça Crioula, a prova e leilão Potros da Liberdade, promovida pela Estância Liberdade, de Rolante (RS), vai movimentar o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS) no próximo dia 4 de novembro. O leilão, a cargo da Trajano Silva Remates, inicia às 20h e ofertará 42 lotes de Cavalos Crioulos. Já a prova terá início às 9h e será realizada no palco da raça no parque. A prova será transmitida pelo site do criatório: www.estanciadaliberdade.com.br.
A prova da Liberdade é uma das maiores de premiação em dinheiro quando se fala em competição privada da raça Crioula. No total serão distribuídos R$ 150 mil em prêmios para os competidores. A novidade deste ano, além do aumento da premiação, é a criação da Força B, que vai premiar ginetes que nunca correram o Freio de Ouro. Além disto, os domadores também receberão premiações. "É uma prova muito democrática, porque além de premiar os cinco melhores colocados, também premia as melhores etapas. Ou seja, se o cavalo fez uma ótima Mangueira, mas foi mal nas outras e acabou fora do pódio, ainda ganha o prêmio de Melhor Mangueira", destaca o titular da Estância Liberdade, Evaldo Rosa.
Entre os destaques do leilão está o cavalo RE Muticura, filho do garanhão Guampa Colibri, cavalo importado da Argentina pela Santa Edwiges, potro que na sua linha materna descende de Tocaia de Santa Edwiges, 3º melhor Fêmea da FICCC. Também estarão à venda o cavalo RE Mandarim, filho do Bocal de Ouro Suprema Atropelo, um dos pais que mais colocou filhos na final do Freio de Ouro nos anos de 2017 e 2018, e a égua RE Musa potranca que reúne, na linha baixa, alguns dos sangues que fizeram a vencedora base da histórica Santa Angélica.
Serviço Leilão Potros da Liberdade
Data: 4 de novembro de 2018 Hora: 20h Local: Parque de Exposições Assis Brasil - Esteio (RS) Oferta: 42 lotes da raça Crioula Informações e Pré-leilão: http://trajano.siteseguro.ws/lote/listar_lote/347/1
Foto: JG Martini/Divulgação