A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) realizou na manhã desta quinta-feira, 31 de agosto, dentro da programação da Expointer, mais uma edição do Curso Jurado Jovem. A atividade ocorreu na pista 4 e reuniu em torno de 70 participantes, 40 de maneira presencial e 30 on-line, ao vivo pelo YouTube da entidade.
Em cerca de uma hora, os jovens puderam receber conhecimentos sobre seleção e avaliação de animais, que são valorizados durante os julgamentos morfológicos. O médico veterinário, e inspetor técnico credenciado pela ABHB, Jacques Leston, explicou quais os quesitos mais importantes a serem avaliados, desde a admissão do animal, a classificação de categorias, por idade, até o que é necessário para conquistar um grande campeonato. “Avaliamos desde a padronagem de pelagem avermelhada, com a cabeça, o dorso, as patas e ponta do rabo brancos, uma frente limpa. Como as características físicas voltadas à reprodução,” informou.
Já o médico veterinário Diego Kasali, o segundo instrutor, destacou a importância do equilíbrio dos animais. “Buscamos animais pesados, com boa quantidade de carne, mas que sejam funcionais, animal potente de posterior, qualidade de lombo e carcaça e gordura equilibradas,” pontuou.
Entre os jovens estudantes, um grupo de amigos das cidades de Manoel Viana e Barra do Quaraí vieram juntos fazer o curso. Eduarda Schmitt, 20 anos, estudante de zootecnia no Instituto Federal estava atenta. “Eu acho importante aproveitar todas as oportunidades para a gente aprender, para a nossa formação e depois ver com o que vamos nos especializar mais. Por enquanto, eu quero conhecer de tudo um pouco. Eu cresci na volta de vaca de leite, mas agora também estou interessada nas vacas de corte,” enfatizou.
Para Jacques Leston, o interesse dos jovens é muito importante para a continuação da raça e manutenção da força da ABHB. “Este curso Jurado Jovem é muito tradicional da nossa associação. A gente visa passar, primeiramente, noções básicas sobre as raças, mas o ponto chave é aproximar os jovens. A gente precisa cada vez mais deles dentro da nossa entidade, circulando aqui pelo parque e tomando conta das coisas do nosso campo. Então a gente vai, através do curso, incentivando que eles tenham um apreço pelas raças, pela bovinocultura, pelo setor agro em si e, ao mesmo tempo, trazendo-os para perto,” finalizou.
Comments