A Casa do Cavalo Crioulo no Distrito Federal, a ACCC-DF, na semana que estava de aniversário de fundação, presenteou a comunidade crioulista em um grande evento, no tradicional Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília, recebendo a última seletiva morfológica de Primavera de 2024, Ciclo 2025. Entre os dias 11 a 14 de dezembro, cabanheiros, ginetes, criadores e expositores reuniram-se para prestigiar a 11ª Exposição Passaporte, 21ª Credenciadora Mista, além das provas do Freio do Proprietário e Freio Jovem.
Não é atoa que a Associação de Criadores, carrega consigo o lema de Casa do Cavalo Crioulo, pois todos sentiram-se em casa. Com exemplares expostos das mais diversas regiões do país, o evento do centro oeste brasileiro, demonstrou o sólido trabalho realizado desde 2002. Responsável por ordenar as filas e selecionar os melhores exemplares para a Final da Morfologia do Cavalo Crioulo, que acontecerá em agosto na Expointer, em Esteio (RS),
José Francisco Pereira de Moura, jurado principal, destacou a receptividade e bom nível da mostra. “Enalteço primeiramente a recepção do Núcleo de Brasília. Apesar de ser um local distante, tivemos uma participação significativa e bons produtos apresentados nesta Exposição Morfológica. Oito representantes bons, ressaltando a qualidade desses animais. A Associação está fazendo um trabalho muito positivo de expansão e fomentando a raça", destaca Moura.
Esteve atuando ao lado de Zé Moura, avaliando os 66 exemplares inscritos e admitidos para a disputa, o jurado auxiliar João Ricardo Malheiros de Souza. A supervisão técnica foi do Inspetor Credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, Heitor Cheuiche Coelho.
Um local repleto de história, projetado e implantado na década de 80 para fomentar a pecuária no centro-oeste brasileiro. Reunindo sedes das mais diversas raças, em modalidades seletivas e esportivas, a Granja do Torto, segue ativa. Em seus 22 anos de existência, a ACCC DF já recebeu oito Classificatórias ao Freio de Ouro, importante ferramenta do tripé seletivo da raça. Ao todo 56 exemplares foram avaliados pela dupla de jurados.
Mas o destaque entre as Fêmeas no Grande Campeonato, foi da anfitriã brasiliense, Campeã Potranca Maior, Invernada do Amanhecer. A zaina colorada chamou a atenção dos jurados pelo bom caminhar, ser muito feminina, muito profunda, e possuir uma paleta maravilhosa. Ela que foi aprovada na Prévia de Guarapuava, esteve recentemente na Grande Final Morfológica do Ciclo 2024, foi criada e exposta por Fábio Bellotti Moura, Cabanha Nova Querência, Brasília, Distrito Federal. Já no Grande Campeonato dos Machos, um jovem potrilho conquistou o título de Grande Campeão, Intocáveis de Santa Larissa, exposto por Luiz Kendy Maeda, Cabanha Santa Larissa, Tijucas do Sul, Paraná.
Confira o resultado
FÊMEAS
GRANDE CAMPEÃ E MELHOR EXEMPLAR DA RAÇA
INVERNADA DO AMANHECER
CRIADOR E EXPOSITOR: FÁBIO BELLOTTI MOURA, ESTABELECIMENTO: CABANHA NOVA QUERÊNCIA, BRASÍLIA (DF)
RESERVADA GRANDE CAMPEÃ
OROSUL JABOTICABA
CRIADOR E EXPOSITOR: EURICO TIBES ORO, ESTABELECIMENTO: FAZENDA BOM SUCESSO, CORONEL DOMINGOS SOARES (PR)
TERCEIRA MELHOR FÊMEA
GAP QUEIMADA
CRIADOR: PARCERIA GAP GENÉTICA EXPOSITOR: RENATO ROSA DA SILVA, ESTABELECIMENTO: CABANHA 2 R, ITAJAÍ (SC)
QUARTA MELHOR FÊMEA
GULA DOS CASTANHEIROS
CRIADOR: MIGUEL E RODRIGO SCARPELLINI CAMPOS, EXPOSITOR: ALBERTO MOREIRA ROSA NETO ESTABELECIMENTO: FAZENDA JATOBÁ, SÃO JOÃO DALIANÇA (GO)
MACHOS
GRANDE CAMPEÃO
INTOCÁVEL DE SANTA LARISSA
CRIADOR E EXPOSITOR: LUIZ KENDY MAEDA, ESTABELECIMENTO: CABANHA SANTA LARISSA, TIJUCAS DO SUL (PR)
RESERVADO GRANDE CAMPEÃO
HISTORIADOR DE SANTA LARISSA
CRIADOR: LUIZ KENDY MAEDA, EXPOSITOR: RENATO ROSA DA SILVA, ESTABELECIMENTO: CABANHA 2 R, ITAJAÍ (SC)
TERCEIRO MELHOR MACHO
RODOPIO DO RIBEIRÃO BONITO-TE
CRIADOR E EXPOSITOR: ARISON JUNG, ESTABELECIMENTO: CABANHA RIBEIRÃO BONITO, GUARAPUAVA (PR)
QUARTO MELHOR MACHO
MCW GUAPO
CRIADOR E EXPOSITOR: MARCOS CARDOSO WEILER, ESTABELECIMENTO: CABANHA MCW, SANTIAGO (RS)
Fotos: Fagner Almeida/Divulgação
Commentaires