top of page
Foto do escritorAgroEffective

Cabanhas gaúchas e catarinenses se alternam em julgamento das raças Hereford e Braford

Pecuaristas e representantes das raças Hereford e Braford acompanharam os julgamentos desta sexta-feira na pista da 1° Feira Nacional de Genética Promebo-Fenagen, promovida pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). O evento acontece até domingo, na Associação Rural de Pelotas (RS) e celebra os 50 anos do Promebo. Após os julgamentos, que iniciaram no turno da manhã, houve a cerimônia de premiação dos Campões e Grandes Campeões das duas raças.


Pela manhã, médico veterinário, consultor genético e avaliador do Promebo, Miguel Ferreira, apurou o olhar para os 20 animais, entre machos e fêmeas da raça Hereford que entraram em pista. “O nível dos animais realmente me surpreendeu, eu não esperava encontrar animais de tão alto índice genotípico e tão boas características fenotípicas”, explicou Ferreira. Ele disse, ainda, que foi uma grande surpresa encontrar esse tipo de animal. O jurado conta que busca aliar no mesmo indivíduo desempenho genético, através do seu genótipo, com todas as características produtivas que se busca no animal funcional e que vai produzir muita carne de qualidade à campo.


À tarde ocorreu o julgamento da raça Braford, onde foram avaliados 25 animais. Para o jurado, a raça Braford, também surpreendeu pelo nível zootécnico dos animais. “Encontramos filas de animais muito semelhantes, porque estamos falando de raça sintética e a gente percebe que existe um alinhamento entre os produtores buscando o mesmo biotipo, animais moderados, animais de excelentes estruturas e animais muito carniceiros”, explicou. Miguel Ferreira disse, ainda, que quando se chega num nível de rebanho, que tem a uniformidade do rebanho, o que falta é justamente estudar o genótipo, usar a ferramenta para enxergar aquilo que não se consegue ver na mangueira. “Então essa exposição nos mostra quais são os animais que têm o melhor desempenho, que têm o seu genótipo, que nós devemos buscar para agregar no nosso rebanho. É importante que a gente tenha bem em mente, que o animal funcional é o animal do fenótipo que a gente busca, mas o animal de alto desempenho é o programa, é a ferramenta que vai nos dar, é usando essas linhagens que são superiores, que estão na parte superior dos programas de melhoramento”.

Entre as fêmeas Hereford, foram premiadas Grandes Campeãs a Terneira de Vinicius Bortolozzo, da Cabanha Bortolozzo, de Bom Jesus (RS) e a Fêmea Jovem do expositor Wanderley Berté, da Fazenda Sonho e Realidade de Água Doce (SC). A Cabanha de Santa Catarina ainda levou o título de Grande Campeão entre os machos, na categoria Terneiro. Já o Grande Campeonato Touro Jovem foi para Vinicius Bortolozzo, da Cabanha Bortolozzo, de Bom Jesus (RS).


Na raça Braford, os Grandes Campeonatos das fêmeas nas categorias Terneira e Fêmea Jovem foram para o expositor Ney Arthur Azambuja, da Cabanha Santa Tereza, de Arambaré (RS). A cabanha também levou para casa o Grande Campeonato entre os machos na categoria Terneiro. Já na categoria Touro Jovem, o Grande Campeonato foi para o expositor Wanderley Berté, da Fazenda Sonho e Realidade de Água Doce (SC).


A 1ª Fenagen é uma promoção da ANC e do Promebo, com patrocínio de Senar, Banrisul, Sicredi e BRDE, e apoio da Farsul e da Foco Pampeano Técnica Agropecuária.


Foto: Edu Rickes/Divulgação

Comments


bottom of page