Um dos pontos altos da noite da cerimônia de premiação das raças Hereford e Braford na Expointer 2024 foi a formalização de mais uma parceria da Carne Hereford. Desta vez é com o Frigorífico Coqueiro, de São Lourenço do Sul (RS). O ato contou com a diretoria da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e representantes da indústria frigorífica, que se junta ao abate certificado.
Sócio-proprietário do Coqueiro, Luiz Roberto Saalfeld, relatou que foi um longo namoro entre a empresa e a entidade até adquirirem a tão esperada certificação. “A ideia é valorizar cada vez mais a carne gaúcha, essa genética nossa, e o trabalho que os dois Eduardos vem fazendo há tanto tempo na associação”, afirmou Saalfeld, referindo-se ao presidente Eduardo Soares e ao diretor do Programa Carne Certificada, Eduardo Eichenberg.
Além deste momento, ocorreram as premiações das raças Hereford e Braford, momento de grande emoção para os criadores, foi feita a premiação do Ranking Nacional de Criadores Hereford e Braford do ciclo 2023/2024, que de forma inédita aconteceu nesta edição da Expointer. O prêmio celebra a qualidade e o alto padrão genético. Sobre os animais que passaram em pista, o presidente Eduardo Soares disse que o nível estava excelente. “O pensamento da associação é voltado para a produção de carne, voltado para o biotipo carniceiro, moderado, produtivo a pasto, a campo dentro dos sistemas de produção do Brasil e não pode ser diferente. Aqueles animais que se tem no campo, que andam no campo, são os mesmos que tem que estar na pista”, afirmou Soares.
Outro momento da noite foi a apresentação do Sumário de Avaliação Genética PampaPlus. A publicação consolida os dados de avaliação dos animais que participam do programa de melhoramento genético Pampa Plus. O presidente da ABHB, Eduardo Soares, disse que é uma grande responsabilidade e um grande trabalho feito pela Embrapa, capitaneada pelo Dr. Fernando Cardoso e a equipe da Natacha Lüttjohann, superintendente de Registros e coordenação do Pampa Plus. “E isso é, na verdade, a avaliação de todos os animais da temporada e a oportunidade que os criadores têm de verem num sistema impresso aquelas características que muitas vezes o olho não vê. Então, com isso, pode embasar ainda mais o processo de seleção e dar mais confiabilidade”, avaliou o dirigente.
Comentários