top of page

Cavalo Crioulo é destaque em Exposição na Pecuária de Goiânia

  • Foto do escritor: Redação AgroEffective
    Redação AgroEffective
  • 26 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura

Aos pés do centenário marmeleiro enraizado no Parque Pedro Ludovico Teixeira, também conhecido como Pecuária de Goiânia, na capital de Goiás, os criadores, expositores, cabanheiros, autoridades e o público que já conhece a raça e aqueles que ainda olhavam com curiosidade para os belos animais, prestigiaram o julgamento dos exemplares da raça Crioula, na terceira edição da Exposição Passaporte de Goiânia, realizado no dia 25 de maio. Além dos grandes shows sertanejos de renome nacional, a 77ª Edição da Exposição Agropecuária do Estado de Goiás é a principal vitrine do agronegócio. Os exemplares se classificaram para a Nacional da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).


Nesse cenário, 56 exemplares, 10 incentivos e 46 confirmados, foram avaliados pelo jurado catarinense Lauro Varela Martins, que destacou: "Hoje nessa pista fiquei muito feliz, primeira vez aqui em Goiânia, mas principalmente pelo sucesso do trabalho realizado pela Associação, pelos Técnicos, pelo Núcleo e Criadores, Expansionistas, onde foi consolidado a qualidade dos animais da região e um sucesso já consolidado". A importância do Cavalo Crioulo no evento e também o peso que a Seletiva Morfológica traz para a tradicional feira goianiense, foi ressaltada também pelo Presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto, "São belos animais, que engrandecem ainda mais nossa feira, é uma honra ter a raça crioula realizando essa tão importante seletiva durante nosso evento".


Chegando a décima sexta seletiva morfológica da raça, oito exemplares, quatro machos e quatro fêmeas passam a integrar o time de animais aptos à disputar a Grande Final da Morfologia do Cavalo Crioulo, que deve acontecer em agosto, durante a Expointer, na Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio (RS). "Perfeita", foi o adjetivo utilizado pelo jurado em seus comentários, para definir a Campeã Potranca Menor, que puxou a fila entre as Campeãs do Grande Campeonato, RE Tinajera – TE, além de ser considerada a Melhor Exemplar da Raça nesta Exposição Passaporte. A colorada passaporteada é de criação e exposição de Evaldo Francisco da Rosa, Estância Liberdade de Rolante, Rio Grande do Sul, que também conquistaram mais uma vaga com a Reservada de Grande Campeã, RE Sempre Viva. "Todos tem o mesmo biotipo, com pequenas diferenças entre sim, mas o potrilho grande campeão se destaca por ser muito correto, muito bem angulado, uma linha de cima linda", ressaltou o jurado, sobre o Campeão Potranco Menor e Grande Campeão, Patrimônio da Rigorosa, criado e exposto Erni José Backes, Cabanha Rigorosa, de Chapecó, Santa Catarina.

Confira o resultado


FÊMEAS


GRANDE CAMPEÃ E MELHOR EXEMPLAR DA RAÇA

RE TINAJERA-TE

CRIADOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, EXPOSITOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA LIBERDADE, ROLANTE (RS)


RESERVADA GRANDE CAMPEÃ

RE SEMPRE VIVA

CRIADOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, EXPOSITOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA LIBERDADE, ROLANTE (RS)


TERCEIRA MELHOR FÊMEA

IMPERATRIZ DA INVERNADA DA GEADA

CRIADOR: ANTUNY RODRIGUES ROSA, EXPOSITOR: ANTUNY RODRIGUES ROSA, ESTABELECIMENTO: CABANHA INVERNADA DA GEADA, SÃO JOAQUIM (SC)


QUARTA MELHOR FÊMEA

RAINHA DO RIBEIRÃO BONITO

CRIADOR: ARISON JUNG, EXPOSITOR: ARISON JUNG, ESTABELECIMENTO: CABANHA RIBEIRÃO BONITO, GUARAPUAVA (PR)


MACHOS


GRANDE CAMPEÃO

PATRIMÔNIO DA RIGOROSA

CRIADOR: ERNI JOSÉ BACKES, EXPOSITOR: ERNI JOSÉ BACKES, ESTABELECIMENTO: CABANHA RIGOROSA, CHAPECÓ (SC) CABANHEIRO: REVELINO DA SILVA PEREIRA


RESERVADO GRANDE CAMPEÃO

GAP ÑANDU

CRIADOR: EDUARDO MACEDO LINHARES, EXPOSITOR: RONAY MARCHIORO CASARIN, ESTABELECIMENTO: CABANHA CASARIN, COLÍDER (MT)


TERCEIRO MELHOR MACHO

CRIADOR: NILTON AIRES DO COUTO JUNIOR, EXPOSITOR: NILTON AIRES DO COUTO JUNIOR, ESTABELECIMENTO: CABANHA NOSSA SENHORA AUXILIADORA, GUAÍBA (RS)


QUARTO MELHOR MACHO

REINADO DA JOGO DE NOBRES

CRIADOR: SALATIEL GREGÓRIO NEUWALD SILVA, EXPOSITOR: SALATIEL GREGÓRIO NEUWALD SILVA, ESTABELECIMENTO: CABANHA JOGO DE NOBRES, JATAÍ (GO)


Fotos: Fagner Almeida/Divulgação

Commenti


bottom of page