top of page

Concurso Leiteiro na Fenasul Expoleite valoriza trabalho do criador

  • Foto do escritor: Rejane Costa
    Rejane Costa
  • há 16 minutos
  • 2 min de leitura
Presidente da Gadolando afirma que a competição é etapa obrigatória do Circuito Exceleite e um dos momentos mais importantes do evento ao lado do julgamento morfológico (Foto: JM Alvarenga/Divulgação)
Presidente da Gadolando afirma que a competição é etapa obrigatória do Circuito Exceleite e um dos momentos mais importantes do evento ao lado do julgamento morfológico (Foto: JM Alvarenga/Divulgação)

A Fenasul Expoleite 2025 contará novamente com uma das suas maiores atrações, que é o Concurso Leiteiro, etapa obrigatória do Circuito Exceleite. De 14 a 18 de maio, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), deverá receber cerca de 100 exemplares da raça holandesa. A feira mantém o foco no setor leiteiro, com julgamentos de alta qualidade e concursos que valorizam o trabalho dos criadores. A programação também conta com outras atividades como palestras voltadas à formação de jovens e profissionais técnicos agropecuários e a presença da agricultura familiar, oferecendo produtos locais diretamente ao consumidor.


O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, destaca que a Fenasul Expoleite é uma feira em que o produtor e o visitante entram sem pagar ingresso. “A nossa entidade é detentora das marcas Expoleite e Fenasul, e fica muito feliz com a adesão de várias entidades. Vamos ter uma feira bastante interessante com as peculiaridades e nuances particulares que ela tem”, sinaliza, enfatizando que o evento é uma grande oportunidade aos produtores, técnicos e todos que gostam do gado leiteiro.


Em relação ao Concurso Leiteiro, Tang destaca que é um dos momentos mais importantes do evento juntamente com o julgamento morfológico da raça. As vacas campeãs, tanto na categoria Jovem quanto na Adulta, serão as que produzirão mais leite. A raça holandesa estará sujeita a cinco ordenhas, com intervalo de 8 horas, as duas maiores marcas serão descartadas. Os animais serão classificados pela ordem de maior soma do peso das ordenhas válidas.


Tang coloca que a feira acontece quando o clima está um pouco mais ameno e passa a ficar mais interessante para as vacas altamente produtivas. “Por isso esperamos realmente cifras interessantes de leite produzido e um bom número de vacas participantes. E com a Fenasul Expoleite como etapa obrigatória do nosso Exceleite, estamos com uma boa expectativa e convidamos a todos a estarem no Parque de Esteio em maio”, finaliza.


A Fenasul Expoleite é uma promoção da Gadolando e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), com co-promoção da Prefeitura Municipal de Esteio, Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Fetag), e apoio de outras entidades.



Comments


bottom of page