Até o final deste ano, cinco credenciadoras ao Freio de Ouro 2023 ainda serão realizadas. No cronograma estão as cidades de Uruguaiana, Carazinho, Piratini e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e Pato Branco, no Paraná. O ciclo completo possui, para 2023, 40 credenciadoras planejadas. Destas, seis etapas já foram realizadas este ano: Lagoa Vermelha, Rio Grande e Esteio, no Rio Grande do Sul, Brasília, no Distrito Federal e Chapecó, em Santa Catarina.
Conforme o vice-presidente de Exposições e Modalidades Seletivas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) André Luiz Narciso Rosa, a estimativa é que sejam selecionados de 600 a 650 cavalos, entre machos e fêmeas. Segundo Rosa, a média é de 18 a 20 cavalos por credenciadora.
O gestor destaca a presença de nomes de peso nas credenciadoras: “O Freio de Ouro 2019, Santa Alice Nublado, voltou. Em Rio Grande correu a terceira melhor fêmea de 2020, Jabuticaba da GAP São Pedro. A perspectiva ainda é de sair essa égua vencedora do Bocal de Ouro, Oitava Rima da Cabanha Santa Fé, que já correu Esteio de novo”. Rosa disse ainda que são animais bastante completos morfologicamente e funcionalmente destacados participando novamente do ciclo. “As perspectivas são as melhores possíveis”, garante o vice-presidente.
A seletiva de Uruguaiana inicia as provas na próxima sexta-feira, 18 de dezembro. Já no dia 25, iniciam as provas em Piratini e Pato Branco (PR). A credenciadora de Carazinho está agendada para iniciar em 2 de dezembro e a de Caxias do Sul em 8 de dezembro.
Foto: Maurício Vinhas/Divulgação
Comments