top of page
Foto do escritorAgroEffective

Elicit Plant prepara lançamento nos Estados Unidos de tecnologia voltada ao milho

A Elicit Plant, empresa do setor de agrobiotecnologia com base na França e operações na Europa e no Brasil, é a única no setor de AgTech que enfrenta os desafios do impacto das mudanças climáticas nas principais culturas globais. O aumento das temperaturas e os períodos de seca mais frequentes em todo o mundo levam muitas vezes a perdas financeiras significativas para os agricultores e aumentam os riscos relacionados à soberania alimentar. O Agricultor possui apenas duas soluções atuais para combater a escassez de água utilizadas a disposição, através da irrigação e da seleção varietal, que são limitadas.


Conforme o CEO da Elicit Plant, Jean-François Déchant, na vanguarda do enfrentamento dos desafios relacionados ao clima, a empresa desenvolveu produtos baseados em inovações disruptivas que utilizam esteróis naturais derivados de plantas, os fitoesteróis. “Essas moléculas de sinalização desencadeiam uma cascata de respostas moleculares, fisiológicas e fenotípicas nas plantas que resultam na adaptação das mesmas às mudanças ambientais, aumentando a sua resiliência natural aos estresses abióticos e reduzindo o consumo de água em até 20%, sem impactar no seu crescimento”, explica.


Por meio de sua plataforma tecnológica única EliTerra®, a empresa está agora desenvolvendo um produto para o milho que reduz o consumo de água na cultura e que será lançado comercialmente nos Estados Unidos em 2025. “Cada produto é projetado para atender às necessidades específicas de uma cultura, sendo que o objetivo da Elicit é oferecer o máximo desempenho, facilitando o uso pelos agricultores”, coloca, informando que já foram realizados mais de 500 testes de campo em culturas de grande escala em diversas condições ambientais ao longo de cinco anos, em três continentes para a validação dos efeitos dos produtos, possibilitando ganhos de produtividade de 10%, em média, e ganhos excepcionais de até 3 toneladas/ha no milho, por exemplo”, observa Déchant.


Na natureza, há mais de 200 fitoesteróis diferentes, cada um específico para estresse e para espécies. Portanto, os fitoesteróis não são uma solução universal genérica, e seu nível de desempenho nas culturas depende de sua diversidade, combinação e, claro, formulação. Compreender e utilizar as propriedades desses mecanismos de defesa das plantas, e como acioná-los na gestão do estresse é a base do trabalho de pesquisa da Elicit Plant, através de sua plataforma tecnológica única EliTerra®. “O sucesso da nossa abordagem baseia-se em dois aspectos essenciais: observações de campo por agrônomos em uma ampla variedade de situações que entendem as necessidades dos agricultores e uma vasta rede de testes que garantem a rentabilidade do produto em condições regionais. O número de possibilidades é imenso e a nossa plataforma EliTerra® oferece um potencial significativo para o desenvolvimento de novos produtos”, observa.


O CEO da Elicit Plant salienta que nos últimos dois anos foram realizados diversos ensaios nos Estados Unidos na região conhecida como Corn Belt devido à sua alta produtividade na produção de milho. “O Corn Belt é fundamental para a agricultura norte-americana pois fornece uma grande parte do milho consumido no país, que também é exportado para diversos países”, informa Déchant. A região abrange partes dos estados do Meio-Oeste, incluindo Iowa, Illinois, Indiana, Ohio, e partes de Missouri, Nebraska e Michigan.


Ao antecipar o lançamento nos Estados Unidos em 2025, a Elicit Plant está consolidando a sua posição como líder nesse segmento de mercado altamente promissor “e se tornaria a única empresa de Ag-Tech em seu setor, presente em três continentes (Europa, América do Sul - Brasil, América do Norte - EUA), a comercializar uma solução única para otimizar o consumo de água em culturas de campo como milho, soja, trigo e girassol”.

Comments


bottom of page