top of page
Foto do escritorAgroEffective

Encontro reúne técnicos e criadores para explicar produção da carne do campo ao consumidor

A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) realizou nesta noite desta terça-feira, 26 de novembro, a quinta edição do Meet da Carne. O evento, aberto ao público, ocorreu na Associação Rural de Pelotas (RS). A ideia do Meet da Carne é aproximar a associação e o Promebo do público em geral, dos pecuaristas e dos demais profissionais da área relacionada à pecuária de corte.


Na abertura do evento, o presidente da ANC, Joaquin Villegas, deu as boas vindas a todos. “Estamos na quinta edição do Meet da Carne. Até agora foram duas edições no Rio Grande do Sul, duas em Santa Catarina e uma em São Paulo”, lembrou. Villegas enfatizou que a proposta do Meet da Carne é criar um espaço que aproxime a ANC, criadores e público em geral no sentido de troca de informações e de experiências. “O Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) há 50 anos ajuda a melhorar as raças e a pecuária”, concluiu.


A primeira palestra foi da superintendente de Registro da ANC, Silvia Freitas. Ela lembrou que o Meet da Carne começou em 2022 com o principal objetivo de valorizar o pecuarista e fazer com que o consumidor que escolhe a carne no açougue ou supermercado tenha uma ideia do longo processo que começa no acasalamento de touros e vacas nas propriedades e termina no varejo. “O cliente chega no supermercado e foca na escolha de uma carne suculenta e macia, mas sem fazer ideia de como funciona toda a cadeia”, ressaltou.


Neste sentido, Silvia referiu a importância do Promebo, que coloca à disposição do pecuarista um conjunto de informações e critérios técnicos  que culminam em uma carne que proporciona maior produtividade e consequente maior lucratividade ao criador e satisfação ao consumidor. Assim, Silvia estabeleceu uma linha de tempo para explicar todo o processo que começa com a escolha do melhor touro e o acasalamento mais adequado que atenda o que o criador espera. “Em resumo, colete informações junto ao Promebo, avalie os resultados e selecione sempre os melhores exemplares para o objetivo desejado na propriedade”, concluiu.


Na sequência quem palestrou foi o presidente do Conselho Técnico da ANC, Flávio Montenegro Alves. O especialista detalhou como usar o Promebo como ferramenta de seleção, como escolher o melhor reprodutor visando a maior produtividade, segundo o objetivo buscado pelo criador. Alves iniciou falando das escolhas que eram feitas em exposições morfológicas onde o visual era o critério predominante. “Temos que avaliar informações a mais do que aquilo que estamos vendo, ou seja, precisamos também de informações genotípicas. Alves enfatizou que, neste sentido, o Promebo orienta, por meio de critérios técnicos, o acasalamento mais adequado e sintonizado com o fim desejado por determinado pecuarista em termos de melhor produtividade.


Logo após, ocorreu uma rodada de perguntas onde o público tirou dúvidas com os palestrantes. Depois, a ANC concluiu o evento com uma confraternização. A realização do Meet da Carne teve o patrocínio de Supra, Neogen e Alta Progen e apoio de Foco Pampeano.

Comments


bottom of page