top of page

Evolução da genética ovina e tecnologias de reprodução estarão à mostra na 37ª Fenovinos

  • Foto do escritor: Artur Chagas
    Artur Chagas
  • há 14 minutos
  • 2 min de leitura
Feira Nacional Rotativa de Ovinos ocorrerá de 30 de abril a 4 de maio no município de Vacaria (RS) (Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective)
Feira Nacional Rotativa de Ovinos ocorrerá de 30 de abril a 4 de maio no município de Vacaria (RS) (Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective)

A 37ª edição da Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos) no Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz, em Vacaria (RS), deverá expor mais de 600 ovelhas de diferentes raças. Além do Rio Grande do Sul, são esperados exemplares de cabanhas de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A Fenovinos é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco) em parceria com o Sindicato Rural de Vacaria e prefeitura local, entre outras entidades, e visa basicamente incentivar e fomentar a ovinocultura, em especial nos municípios onde é realizada.


O presidente da Arco, Edemundo Gressler, ressalta que a Fenovinos terá julgamentos e comercialização de animais, mas sobretudo irá mostrar a evolução das raças ovinas em termos de genética, sejam elas para produção de carne ou de lã. “A feira tem esse viés de mostrar a evolução genética promovida pelos nossos produtores, através dos investimentos, na compra de reprodutores e nas inseminações artificiais. Hoje a tecnologia de reprodução na área de ovinos está muito avançada. Então isso permite um melhoramento genético dos nossos rebanhos com mais rapidez”, observa. Gressler lembra que o período de gestação de uma ovelha é de cinco meses. “E com mais quatro, cinco meses você já está avaliando essa progênie toda, a carne já está disponível para compra, ou seja, é tudo bem mais rápido”, compara.


É a segunda vez que a Fenovinos será realizada em Vacaria. A 13ª edição ocorreu em 1999. O presidente da Arco acredita no sucesso de mais uma Fenovinos. “Será, sem dúvida, uma grande Fenovinos, e principalmente em uma região do Estado muito promissora na questão da ovinocultura. A ovelha tem o seu lugar também na região Norte do Rio Grande do Sul. É uma região produtiva e que mostra pujança, e nós produtores, com certeza, vamos levar os nossos animais para mostrar e valorizar todo o esforço que a comunidade de Vacaria está fazendo”, destaca. Municípios com interesse em sediar a Fenovinos de 2026 devem oficializar o pedido para a Arco até a primeira quinzena de abril. No dia 3 de maio, criadores e expositores escolherão, por votação, a sede da Fenovinos do ano que vem.




Comentários


bottom of page