Enquanto a edição de 2024 da Expointer vai celebrar a reconstrução do Rio Grande do Sul, assolado pelas enchentes, a Federação das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) prepara uma feira da retomada das programações exclusivamente voltadas às associações federadas em sua sede, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A casa da Febrac também estará aberta para que as entidades que não possuem sede própria no parque organizem seus encontros, reuniões e debates.
O presidente da Febrac, Marcos Tang, deixa claro que todos os criadores serão recebidos, inclusive para reuniões inter-raças ou inter-associações e que, diariamente, haverá uma escala de diretores presentes para recepcionar os criadores. Além disso, o dirigente estima reuniões-almoço diárias, com diretores de associações, para uma troca de ideias sobre a entidade. E no domingo, dia 25 de agosto, a diretoria executiva e os conselheiros fiscais e técnicos farão uma reunião-almoço para discutir os rumos e diretrizes da Febrac.
Além desta retomada juntos às associações, a Febrac também programa, para o dia 26, a entrega da tradicional Medalha Paulo Brossard. A cerimônia de homenagem a cinco personalidades que contribuíram para o setor será precedida por uma conversa entre a atual gestão e todos os presidentes das associações federadas. “Será um momento de troca de experiências e ideias com os presidentes, momento em que vamos dirigir a palavra a eles, e também ouvi-los. E teremos, ainda, o jantar e os nossos agraciados”, afirma o presidente Marcos Tang. O encontro está marcado para iniciar às 19h e contará com o momento de descerramento da foto do gestor anterior, na parede dos ex-presidentes.
A programação da Febrac na Expointer também marcará a preocupação com a segurança no campo. A entidade sediará um importante curso de formação multidisciplinar voltado ao combate ao abigeato e aos crimes rurais, com palestras da Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e Secretarias Estaduais da Agricultura e da Saúde. Será na terça-feira, durante todo dia, culminando com atividade prática, à tarde, onde os presentes poderão observar e aprender a identificar as marcas dos animais em possíveis apreensões e consequente consolidação de inquéritos policiais e subsequente devolução aos proprietários.
Foto: Giacomo Góes/Divulgação
Commentaires