As feiras de primavera também movimentam o calendário da ovinocultura do Brasil. Mesmo que o forte do calendário dos ovinos esteja nas feiras específicas do verão, criadores aproveitam o momento para mostrar o potencial genético durante estes eventos, além também de proporcionar negócios.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler, as feiras de primavera são importantes no sentido de proporcionar também troca de conhecimentos. "Nas feiras é dada, ao produtor a oportunidade de levar a sua produção, resultado do trabalho de um ano inteiro e do investimento em genética , destaca.
Gressler frisa também o trabalho dos sindicatos rurais e das Associações Estaduais, principais promotores das exposições no período. "Elas oportunizam ao produtor rural de levar o que ele produz, de tentar a comercialização. Eu vejo um movimento das exposições do interior muito bom. Alguns municípios que já realizaram, tiveram as suas comercializações importantes na venda de reprodutores", informa.
O presidente da Arco salienta também que os eventos realizados neste período dão uma linha para as feiras do verão, forte da ovinocultura, principalmente no Rio Grande do Sul. "Agora, nesse ano de 2023, a realização dessas primeiras exposições, no primeiro semestre, foram extremamente importantes. Todo esse movimento se consolidou em uma grandíssima e espetacular Expointer, em que a ovinocultura mostrou novamente a sua organização e o seu desejo de mostrar a evolução da genética das suas raças, apresentando animais de altíssimo padrão", salienta.
Além do Rio Grande do Sul, eventos ocorrem em outras partes do Brasil como Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte, Alagoas, entre outros. Destaque para as Nacionais das Raças Dorper e White Dorper, em São José do Rio Preto (SP) com mais de 800 animais inscritos, que ocorre entre os dias 09 e 15 de outubro e a Exposição Nacional da Raça Santa Inês que vai movimentar os criadores de 23 a 29 de outubro em Maceió (AL).
O calendário de todas as exposições pode ser acompanhado no site www.arcoovinos.com.br na seção Exposições Abertas.
Foto: Robispierre Giuliani/Divulgação
Comments