top of page

Fenovinos contará com 588 exemplares que irão a julgamento nas pistas de Vacaria

  • Foto do escritor: Artur Chagas
    Artur Chagas
  • 23 de abr.
  • 2 min de leitura
Evento no município dos Campos de Cima da Serra terá 11 jurados que irão observar ovinos de 14 raças e suas variedades Naturalmente Coloridas (Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective)
Evento no município dos Campos de Cima da Serra terá 11 jurados que irão observar ovinos de 14 raças e suas variedades Naturalmente Coloridas (Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective)

Os julgamentos na 37ª Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos) irão avaliar a qualidade dos animais, incentivando a ovinocultura e mostrando a evolução das raças ovinas em termos de genética, sejam elas para produção de carne, lã e leite. A feira no Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz, em Vacaria (RS), é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco) em parceria com o Sindicato Rural de Vacaria e prefeitura local, entre outras entidades, e ocorrerá de 30 de abril a 4 de maio. No total, segundo a Arco, foram inscritos 588 exemplares de 14 raças, sendo cinco delas das variedades naturalmente coloridas.


O presidente da Arco, Edemundo Gressler, ressalta que o julgamento é o ponto alto de uma exposição agropecuária. “O julgamento de classificação é uma tarefa fundamental, porque ali os jurados avaliam uma raça específica, padrões raciais, conformação de carne, bem como a qualidade da lã”, descreve. Gressler será jurado das raças Dohne Merino e Corriedale. “São duas raças onde devemos ter um olhar nas características de conformação de carne e também da lã. O animal é avaliado desde o seu anterior até o posterior, cabeça, arqueamento de costela, profundidade de quarto e aprumos, que é o caminhar do animal. No caso da lã, é importante uma harmonia, ou seja, uma certa homogeneidade em toda a área corporal.


O presidente da Arco ressalta que todos os jurados que atuarão na Fenovinos foram convidados pelo Sindicato Rural de Vacaria e em consonância com as associações promocionais de raça. “Elas também são parceiras na indicação dos seus jurados, que normalmente são pessoas que pertencem aos colégios de jurados das raças. Então esse conjunto de profissionais que estará na Fenovinos julgando são pessoas de altíssimo gabarito e de grande conhecimento que certamente irão engrandecer ainda mais o evento”, conclui.


Confira a relação dos jurados da 37ª Fenovinos


Admissão


Luiz Walter Leal Ribeiro

Cíntia Camargo Kleis


Classificação


Merino Australiano: João Antônio Fittipaldi

Dohne Merino: Edemundo Ferreira Gressler

Ideal: Vlads Paim MIranda

Corriedale: Edemundo Ferreira Gressler

Hampshire Down: Luciane Muller Pedroso

Texel e Texel Naturalmente Colorido: Éverson dos Santos Bravo

Ile de France e Ile de France Naturalmente Colorido: João Vasco e Daniel Rocha

Suffolk: José Otávio Maggi e Gastão Pereira Cordeiro Neto

Poll Dorset: Fabrício Wolmann Willke

Dorper: Fabrício Wolmann Willke

White Dorper: Fabrício Wolmann Willke

Crioula: Fabrício Wolmann Willke

Karakul: Roberto Moreira de Azambuja

Naturalmente Coloridos: Roberto Moreira de Azambuja



Comments


bottom of page