As vencedoras do Circuito Exceleite 2022/2023 foram conhecidas na tarde desta sexta-feira, 1º de setembro, durante cerimônia especial na 46ª Expointer. Os resultados consideram o Concurso Leiteiro e os Pontos em Pistas da ExpoAgro Campo Novo 2023, Expoleite 2023 e Expointer 2023. O ganhador da categoria Suprema foi a Granja Ferraboli, que tem à frente Paulo, Diego e Diogo, com a vaca 161 Tang Sali Buxton 8158, que produziu 1.360,6 quilos de leite. O vencedor foi agraciado com um Fiat Mobi, oferecido pela Cotribá.
O presidente da Gadolando, Marcos Tang, salientou que “apesar de todas as dificuldades que já falamos bastante durante a Expointer, os produtores e suas famílias estão de parabéns, pois continuam investindo em genética. A matéria prima precisa estar lá. Então eu sempre falo que é preciso planejamento a médio e longo prazo”. Tang enfatizou, ainda, as dificuldades que a cadeia leiteira vem enfrentando no Rio Grande do Sul e no Brasil. “O que nós precisamos e estamos falando nesta feira é a necessidade do mínimo de lucro para nos mantermos nessa atividade, porque a paixão pela vaca existe. Você não começa nessa atividade se não tem paixão, só que precisamos de algum retorno, pois só com paixão tu não resistes por muito tempo”, desabafou.
O secretário estadual da Agricultura, Giovani Feltes, ressaltou que este tipo de evento “busca premiar aqueles que fazem da sua atividade laboral cotidiana um exercício de risco, de força, tenacidade, mas de muita competência mesmo”. Feltes também lembrou dos encontros que houve na Expointer para tratar da cadeia leiteira. “Hoje ainda e ontem, múltiplas foram as reuniões com os ministros aqui, as entidades representativas do setor. Hoje pela manhã vocês ouviram as manifestações de boa parte das lideranças das entidades. Nós imaginamos que, talvez, as soluções que até aqui têm sido encontradas são paliativas. Há que se ter decisões mais efetivas, que materializem mais um pouco essa angústia e esse infortúnio que a cadeia leiteira está passando no Rio Grande e no Brasil”, enfatizou.
Um dos parceiros da Gadolando, Celso Krug, presidente da Cotribá, ressaltou a importância da atividade leiteira no Rio Grande do Sul. “A nossa região é formada por pequeno e médio produtor. Então acho que isso é importante porque nós incentivamos a atividade leiteira. Aliás, trabalhamos com esta atividade desde 1979 e nunca houve interrupção. É uma bacia leiteira muito forte, a Cotribá tem trabalhado muito na questão da alta tecnologia e da produtividade”, disse.
A grande vencedora da Exceleite foi a Granja Ferraboli, representada pelo Paulo, Diego e Diogo Ferraboli, com a vaca 161 Tang Sali Buxton 8158, que produziu 1.360,6 kg de leite. O animal, com quase 10 anos, já produziu 84 toneladas de leite. Diego estava extasiado com a conquista. ”Isso aí é uma máquina, não é uma vaca, é uma máquina. É um trabalho de mais de anos que programamos a vaca para poder participar, fazer as três feiras do ano e conseguimos fazer o ano inteiro com a mesma vaca. Apesar de todas as dificuldades e tudo, a Gadolando faz um papel incrível para ajudar os produtores”, concluiu.
Confira as vencedoras
PRODUÇÃO
1 - OURO - Granja Cichelero 575 Rosebud - 212,170
Expositor: Evandro Cichelero
2 - PRATA - Granja Cichelero 557 Avenger - 200,060
Expositor: Evandro Cichelero
3 - BRONZE - Granja Cichelero 533 Avenger - 188,290
Expositor: Evandro Cichelero
PISTA
1 - OURO - Bickel 617 Cassandra Kingboy Doc - 1.001,6
Expositor: Bruno Bickel
2 - PRATA - 161 Tang Sali Buxton 8158 - 705,6
Expositor: Paulo, Diego e Diogo Ferraboli
3 - BRONZE - Bickel 588 Kika Modesty Humblenkid - 517,6
Expositor: Bruno Bickel
SUPREMA EXCELEITE (Produção + Pista)
1 - OURO - 161 Tang Sali Buxton 8158 - 1.360,6
2 - PRATA - Bickel 617 Cassandra Kingboy Doc - 1.271,6
Expositor: Bruno Bickel
3 - BRONZE - Granja Cichelero 575 Rosebud - 1.072,60
Expositor: Evandro Cichelero
Comments