Ile de France e Ideal escolhem seus Grandes Campeões na pista Central da Expointer
- Redação AgroEffective
- 30 de ago. de 2023
- 3 min de leitura

Após dois turnos de julgamentos organizados pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), as raças Ile de France e Ideal anunciaram seus Grandes Campeões da 46ª Expointer. Os julgamentos ocorreram na pista Central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), nesta terça-feira, 29 de agosto.
A primeira raça a chegar ao Grande Campeão foi a Ile de France, que está celebrando seus 50 anos de importação dos primeiros animais para o Rio Grande do Sul. A vencedora da categoria Borrega Maior, São Paulino 2057, da Cabanha São Paulino, de Vacaria (RS), foi a escolhida como Grande Campeã entre as fêmeas. O jurado Fabrício Willke disse que o objetivo foi o de buscar um animal produtivo e funcional adaptado ao nosso ambiente. “Nestes 50 anos, temos que procurar um animal qualificado ao nosso ambiente e optamos por uma borrega muito funcional, muito produtiva, muito bem representando a raça na sua parte de selo racial, e contempla as nossas exigências enquanto criadores da raça Ile de France”, avaliou o jurado.
Já sobre o macho que consagrou-se Grande Campeão, São Paulino IA 1938, da Cabanha São Pedro, de Maçambará (RS), Willke disse ter usado o mesmo critério das fêmeas na sua escolha. “O box 512 é um animal maior, um carneiro adulto, que representa bem o que nós estamos buscando hoje, um animal funcional que vai andar muito bem com suas características raciais e funcionais dentro da raça”, avaliou.
Na pista ao lado, Gustavo Veloso foi o jurado que avaliou os animais da raça Ideal. Sobre a melhor Borrega Maior, que consagrou-se Grande Campeã e Melhor Velo em Pista, entre as fêmeas, Burity 3270, da Cabanha Escondida, de Alegrete (RS), Veloso disse ter ficado impressionado logo que ela entrou. “Uma borrega que nos impressionou por sua qualidade de lã, pela sua conformação e maneira que caminha na pista”, avaliou e garantiu que será uma excelente ovelha.
Sobre o Grande Campeão e Melhor Velo em Pista entre os Machos, Água Fria H65, da Cabanha Água Fria, de Chuí (RS), Veloso disse também ter ficado impactado assim que ele entrou para julgamento. “Uma finura de 22 micras e com excelente rendimento ao lavado, um animal com 135 quilos, caminhando como se fosse um cordeiro, caminha muito bem, bem conformado, profundo de costela e com bons aprumos”, avaliou o jurado.
O julgamento de ovinos prossegue nesta quarta-feira (30), na Expointer.
Confira os resultados:
Ile de France:
Machos
Grande Campeão
São Paulino IA 1938
Expositor: Janette Terezinha, Raquel e Ramiro Cerutti de Oliveira
Cabanha São Pedro - Maçarambá - RS
Reservado de Grande Campeão
Luizinha 1376
Expositor: Luis Carlos e José Otávio Nunes Maggi
Cabanha Luizinha e Fazenda Thomé - São Francisco de Paula - RS
Fêmeas
Grande Campeã
São Paulino 2057
Expositor: Luiz Alfredo Horn Junior e Filhos
Cabanha São Paulino - Vacaria - RS
Reservada de Grande Campeã
J.M. da Divisa 1630
Expositor: Janette Terezinha, Raquel e Ramiro Cerutti de Oliveira
Cabanha da Divisa - Cruz Alta - RS
Ideal
Machos
Grande Campeão
Água Fria H65
Expositor: Renato Amaral
Cabanha Água Fria - Chuí - RS
Reservado de Grande Campeão
Caiboaté Ideal 894
Expositor: Renato Carpes da Costa e José Ovidio da Costa Filho
Cabanha Vale do Camoaty - Uruguaiana - RS
Fêmeas
Grande Campeã
Burity 3270
Expositor: José Inácio de Andrade Freitas
Cabanha Estância Escondida - Alegrete - RS
Reservada de Grande Campeã
Caudilho 680
Expositor: Danilo da Rosa Farias
Cabanha Nova Querência - Pinheiro Machado - RS
Comments