top of page

Integração entre lavoura e criação é o segredo para a preservação ambiental

  • Foto do escritor: Redação AgroEffective
    Redação AgroEffective
  • 30 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Ao invés de vilão, herói. Assim foi considerado o produtor, no Talk Agro Pecuária Sustentável que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 29 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio (RS), durante a programação da 47ª Expointer. A mudança de olhar para o agro apareceu ainda na abertura, quando o superintendente do Senar RS, Eduardo Condorelli, deu as boas vindas. “Sempre é importante lembrar que a nossa atividade permite o sequestro de carbono. São as plantas que nós plantamos que fazem a fotossíntese e minimizam o efeito estufa, disse.”


O primeiro painel foi apresentado pelo diretor executivo do Serviço de Inteligência em Agronegócios (SIA), Davi Teixeira, que abordou os “Caminhos da Sustentabilidade na Pecuária”, explicando que ela passa por cinco princípios básicos: Investimento em pasto, Projeto, Gestão, Análise de Resultado e Investimento em Integração Lavoura Pecuária (ILP). “Se conhecermos nossa propriedade e fizermos nossa atividade da maneira correta a preservação virá como consequência, observou.”


Além da questão ecológica, Teixeira destacou que a sustentabilidade precisa estar em todas as áreas. “Estabelecer estratégias e ações práticas para que a pecuária seja efetivamente uma atividade sustentável sob todos os pontos de vista, ambiental, econômico e social", destacou o diretor da SIA.


Na sequência, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Danilo Sant'Anna, abordou a “Pecuária como Estratégia para Sistemas Sustentáveis". Segundo ele, a pecuária é tida como vilã pois se avalia apenas a emissão de metano feita pelos ruminantes, mas não se fala sobre a contribuição que estes mesmos animais dão ao meio ambiente. “O animal ao interagir com as plantas, em contato com as pastagens, faz com que elas intensifiquem o seu processo na captura de carbono tanto pela parte aérea como por parte do solo pelas raízes. A quantidade de metano que ele emite é menor que a quantidade que sequestra, afirmou".

Comments


bottom of page