O mês de fevereiro de 2023 será marcado pela celebração especial aos cavalos de pelagem Bragada, Oveira e Tobiana. É quando a Trajano Silva Remates comemora os 20 anos de um dos grandes eventos da raça crioula, o Mancha Crioula, que será realizado nos dias 9, 10 e 11, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Inicialmente executado como um remate, o Mancha agregou, nos últimos 10 anos, uma exposição de cavalos e a homenagem a grandes nomes da comunidade.
O leiloeiro e diretor da Trajano Silva, Marcelo Silva, conta que, assim como as três últimas edições presenciais do Mancha Crioula, a de 2023 poderá ter uma média de 100 animais participantes. “Nos últimos dois meses, a nossa equipe, em suas andanças pelo Rio Grande, analisa possíveis candidatos a participarem do nosso evento”, conta. Entre os selecionados, estão os que podem alcançar maior valorização. Nas últimas edições, os cavalos que atingiram maior valorização foram comercializados por uma média de R$ 30 mil.
Segundo Silva, o público que prestigia o Mancha é constituído por famílias e criadores que apreciam cavalos com estas pelagens. “A grande maioria é formada por criadores pequenos, que trazem um ou dois cavalos para a exposição. Não é um público profissional como o da Morfologia ou do Freio de Ouro”, explica o leiloeiro.
Para a edição festiva, que vai celebrar os 20 anos de realização do Mancha Crioula, Marcelo Silva antecipa que o evento estará cheio de surpresas. “Entre os lotes, por exemplo, teremos alguns com campeonatos da Expointer”, comenta, mantendo um certo mistério. O que já pode ser anunciado é o nome do homenageado desta edição: o criador Evaldo Rosa, da Estância Liberdade, de Rolante (RS).
Foto: Fagner Almeida/Divulgação
Comments