A ovinocultura terá grande destaque na 43ª edição da Facilpa, Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Lençóis Paulista (SP). O evento, que ocorre até o próximo dia 7 de maio no Recinto de Exposições José Oliveira Prado, vai contar com o julgamento de aproximadamente 180 animais das raças Dorper, White Dorper, Suffolk e Ile de France, além de cerca de 50 animais comerciais, com destaque para fêmeas.
A organização da participação dos ovinos na feira é da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco), e tem o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco). Conforme o presidente da Aspaco, Rafael Jorge, a expectativa para o evento é positiva, em especial na comercialização. Ele informa que há uma procura grande por fêmeas comerciais e isso é um indicativo que o pessoal está voltando a formar plantéis. “Como é uma feira tradicional, já temos um mercado consolidado. É uma feira que tivemos grandes leilões, esperamos que possamos continuar com ela como sempre foi”, destaca.
Para o presidente da Aspaco, o cenário da ovinocultura na região tem mudado e está se assentando. “E o mercado vem se acomodando, voltando a ver a carne como um bom negócio. Este mercado está bem aquecido e isto estimula a venda de reprodutores”, observa.
Assumindo recentemente como presidente da associação, Rafael Jorge ressalta que um dos primeiros movimentos é fortalecer o mercado da carne ovina, fazendo a entidade retomar as atividades na ovinocultura de corte, dando crédito e valor ao produtor comercial. “A base é muito importante. Temos que nos aproximar do produtor de cordeiro para que este nicho de produtor seja acolhido pelo produtor”, complementa.
Comments