top of page
Foto do escritorAgroEffective

Primeiro dia do julgamento de ovinos tem mais de 200 animais em pista

O primeiro domingo da 47ª Expointer foi marcado pela abertura dos julgamentos de ovinos. Até 28 de agosto, 871 animais de 15 raças distintas passarão por avaliação no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Neste primeiro dia, mais de 200 exemplares estiveram sob avaliação dos jurados. Entraram em pista exemplares das raças Romney Marsh, Suffolk, Texel Poll Dorset, além de variedades Naturalmente Coloridas.


O clima entre expositores e criadores era de expectativa pela realização de uma feira memorável, ainda que as enchentes que abateram o Rio Grande do Sul em maio tenham representado um desafio extra para os ovinocultores.“Este parque, por exemplo, 90 dias atrás, tinha um metro e meio de água. Ele estava praticamente todo debaixo das águas. E hoje nós estamos realizando uma Expointer maravilhosa. Isso significa que o criador, o nosso expositor, acreditou que nós poderíamos, sim, realizar uma feira dessa grandeza. Ela que, para o nosso orgulho, é uma das principais feiras agropecuárias da América Latina. E a presença desse número espetacular de ovinos vem exatamente trazer esse otimismo”, comentou o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edmundo Gressler.


A procura pelos mais perfeitos exemplares de cada raça começou ainda na sexta-feira, dia 23, durante os julgamentos de admissão, que servem de passaporte para a avaliação final que definirá os grandes campeões. “É aquele momento em que são verificadas as tatuagens, os dentes dos animais, onde é feita a pesagem, antes do julgamento de classificação, que são os quatro dias em que haverá um desfile de genética das nossas raças ovinas aqui. Então a expectativa é de quatro dias de julgamento espetaculares. Todos nós estamos ansiosos para vermos os grandes campeões, que é o ápice para um criador, que trabalha um ano inteiro para fazer um grande campeão, ele investe em genética e sanidade. Então estamos todos muito felizes pela realização da feira, pela presença maravilhosa dos expositores, pela presença dos animais extraordinários mostrando a pujança de cada raça, Estamos muito felizes”, valorizou Gressler.


Alinhado a essa positividade, o presidente da Associação Brasileira de Ovinos Naturalmente Coloridos, Oscar Collares, celebrou a popularização das raças que fazem parte da associação: Caracu, Romney Marsh, Hampshire Down, Corriedale, Texel e lIe de France. “Entre os ovinos naturalmente coloridos, a cada ano ocorre um crescimento tanto em número como em qualidade. Todas as raças se distinguem pela cor da lã, que tem 34 tonalidades, o que destoa do branco. Além de lã, se produz o pelego, que é muito importante para o artesanato, já que não é preciso colorir a lã. O artesanato usa muito isso”, elogiou.

Além dos julgamentos de raças, a programação da semana ainda reserva a realização da mostra Cabanheiro do Futuro, a Oficina Jurado Jovem e nove leilões. “Neste sábado já tivemos um leilão, e a gente espera que em todos haja uma boa comercialização, o que é outro momento importante para que nossos produtores possam se remunerar em função de todo o trabalho que é feito”, comentou Gressler.


Os resultados completos por raça com seus campeões podem ser conferidos no site da Arco em www.arcoovinos.com.br, na aba exposições e depois resultados.

Comments


bottom of page