Sala Verde confirma escolas participantes para receberem o projeto em 2025
- Nestor Tipa Júnior
- há 5 dias
- 2 min de leitura

A educação ambiental segue ganhando força nas escolas públicas com o avanço da Sala Verde Padre Amstad, iniciativa idealizada pela Cooperativa Educredi com apoio técnico da Apoena Socioambiental. Nesta nova edição, dez escolas gaúchas foram selecionadas para receber o projeto pela primeira vez, além de duas que já participaram em anos anteriores e seguem comprometidas com práticas sustentáveis.
Entre as selecionadas no Rio Grande do Sul, estão instituições de municípios como Charqueadas, São Leopoldo, Tapes, Porto Alegre, Imigrante, Viamão e Novo Hamburgo. A Sala Verde Padre Amstad é um espaço itinerante de educação ambiental criado para ampliar a consciência ecológica em crianças e adolescentes, por meio de atividades integradas com as escolas, coordenadores e professores. Desde 2018, o projeto percorre diversas regiões, promovendo ações de sustentabilidade, educação climática e protagonismo juvenil. "A iniciativa terá duas frentes neste ano: a entrega de kits com coletores e materiais educativos às escolas, além da realização de jogos voltados à conscientização sobre ações climáticas. Ao todo, serão contempladas 12 escolas das cidades já definidas”, explica a sócia da Apoena Socioambiental, Daiana Schwengber.
Conforme o diretor-presidente da Educredi, Elson Sena, a cooperativa, com o início do calendário escolar, prosseguiu com as atividades da Sala Verde Padre Amstad com inscrições de escolas para a formação em educação ambiental com temas importantes como mudanças climáticas e os resíduos sólidos. “Nosso objetivo é dar soluções importantes para escolas desenvolverem estes temas na comunidade escolar. Para a Educredi, a Sala Verde Padre Amstad tem este objetivo de facilitar as formações nas escolas para que a educação ambiental seja efetiva e permanente, e cumpra com a aprendizagem dos problemas ambientais que temos enfrentado cada vez mais”, destaca.
Nesta edição, o projeto recebeu um número expressivo de adesões. Foram 19 escolas inscritas para a seleção e inclusive houve a procura de 18 instituições de outros Estados brasileiros, reforçando o alcance no projeto. As próximas etapas envolvem o cronograma de visitas e ações pedagógicas.
Confira as escolas que receberão o Sala Verde
Emei Santo Antônio – Charqueadas
EMEF Senador Salgado Filho – São Leopoldo
Instituto de Educação Cel. Patrício V. Rodrigues – Tapes
Escola Estadual de Educação Básica Almirante Bacelar – Porto Alegre
EMEF Santo Antônio – Imigrante
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cecília – Viamão
EMEF São Miguel – Charqueadas
EMEF João Belchior Marques Goulart – São Leopoldo
IEE Prof. Pedro Schneider – São Leopoldo
EEEM Antônio Augusto Borges de Medeiros – Novo Hamburgo
EMEF Aramy Silva – Porto Alegre
Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Rodrigues – Porto Alegre
Comentarios