Tradicional e maior do Estado Catarinense, a Expolages realizada no Parque de Exposições Conta Dinheiro, aquece o agronegócio no sul do Brasil. Reunindo diferentes julgamentos de equinos, bovinos e ovinos, a feira movimenta criadores e expositores. Entre as raças, o Cavalo Crioulo, realizou entre os dias 10 a 12 de Outubro, no Núcleo de Criadores Pedro Paulo Lisboa, a seletiva morfológica para a Grande Final na Expointer 2025.
Contando com a participação de 68 exemplares, a avaliação ficou por conta da dupla de jurados Francisco Kessler Fleck (jurado principal) e Tiago José Mallmann (jurado auxiliar), com responsabilidade do Inspetor Técnico credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Adolfo José Martins Neto. Presidindo o núcleo da 5ª Região, Dúnia Camargo Vedana, ela que acompanha a tempos as atividades e recém assumiu "as rédeas" da instituição, ressalta a importância do evento "Nosso núcleo é bastante tradicional no estado, estamos com atividades intensas e constantes, tanto que é a terceira passaporte realizada consecutiva", conta ela. "Temos muitos projetos futuros, Doma de Ouro, Freio Proprietário, Credenciadora, e muito mais. Contamos com a presença e participação de todos", complementa.
O jurado principal, Francisco Kessler Fleck, comentou que é muito bom chegar em uma Passaporte e ter animais neste nível para premiar. "Encontrei exemplares de excelente qualidade aqui, dentro do que está se buscando", comenta o jurado principal Chico Fleck, sobre os animais avaliados. Conquistando pelo terceiro ciclo consecutivo uma vaga na Final da Morfologia da Raça Crioula, que acontece no cenário master da raça durante a Expointer, Cara Pampa da Bézinha, mais uma vez tentará estar entre as quatro melhores fêmeas "de Esteio". "Linda, forte, boas estruturas, caminha muito, amplitude de movimentos, ao mesmo tempo com bom pescoço e bem feminina. Muito completa, caminha magníficamente bem, muito boa linha superior e bom volume", ressalta Fleck em seus comentários na ordenação da fila no Grande Campeonato das Fêmeas.
A colorada bragada salgo esquerda, já conquistou uma vaga nesta mesma pista logo no primeiro ano de sua campanha morfológica, 2023, onde disputou na Categoria Potranca Maior. No ciclo seguinte, 2024, seu bom momento foi em Chapecó, também Santa Catarina, como Campeã Égua Adulta, categoria atual. Cara Pampa também conquistou a disputa de Melhor Exemplar da Raça em Lages. O RP 353, é uma filha de Xeque Mate da Boa Vista e Noz Moscada da Bézinha, é de criação e exposição de Paulo Roberto Borges Silveira, Cabanha Bézinha, Bom Jesus, Rio Grande do Sul.
Confira o resultado
FÊMEAS
MELHOR EXEMPLAR DA RAÇA E GRANDE CAMPEÃ
CARA PAMPA DA BÉZINHA
CRIADOR: PAULO ROBERTO BORGES SILVEIRA, EXPOSITOR: PAULO ROBERTO BORGES SILVEIRA, ESTABELECIMENTO: FAZENDA DA BÉZINHA, BOM JESUS (RS)
RESERVADA GRANDE CAMPEÃ
SÃO JOSÉ DAS LAGES AÇOITEIRA
CRIADOR: ADOLFO JOSÉ MARTINS NETO, EXPOSITOR: ATAIDE LYCENKO, ESTABELECIMENTO: CHÁCARA MORADA DO SOL
TERCEIRA MELHOR FÊMEA
CRC POR UNA ENCANTADA
CRIADOR: RODRIGO, ADEMAR E MARIO CASTELLI, EXPOSITOR: RODRIGO, ADEMAR E MARIO CASTELLI, ESTABELECIMENTO: CABANHA GUAMIRIM, FONTOURA XAVIER (RS)
QUARTA MELHOR FÊMEA
FORQUILHA DA BOA VISTA
CRIADOR: FAZENDA BOA VISTA, EXPOSITOR: FAZENDA BOA VISTA, ESTABELECIMENTO: CABANHA BOA VISTA, VACARIA (RS)
MACHOS
GRANDE CAMPEÃO
LA ORIENTALA SANPEDRO
CRIADOR: MARCELO INDARTE DA SILVA, EXPOSITOR: GUILHERME GABRIEL MARQUES,
RESERVADO GRANDE CAMPEÃO
ESTANCIEIRO DO EREPORÃ
CRIADOR: PARCERIA EREPORÃ, EXPOSITOR: PARCERIA EREPORÃ, ESTABELECIMENTO: CABANHA EREPORÃ, QUATRO IRMÃOS (RS)
TERCEIRO MELHOR MACHO
ORGULHO DA PÁTRIA XUCRA
CRIADOR: BRUCE QUATRIN BUZZETO, EXPOSITOR: BRUCE QUATRIN BUZZETO, ESTABELECIMENTO: CABANHA PÁTRIA XUCRA, FREDERICO WESTPHALEN (RS)
QUARTO MELHOR MACHO
RODOPIO DO NONOAI
CRIADOR: FÁBIO VACCARO, EXPOSITOR: FÁBIO VACCARO, ESTABELECIMENTO: CABANHA SANTA LUZIA, NONOAI (RS)
Fotos: Fagner Almeida/Divulgação
Comments