O público presente ao Pampa em Evolução, evento organizado pelo Sindicato Rural de Dom Pedrito (RS), pode acompanhar nesta quinta-feira o workshop “Pecuária e Genômica - O Binômio do Lucro”. Organizado pela Conexão Delta G, os painéis mostraram aos presentes o que é que se faz e de que forma o que os associados da entidade trabalham visando a lucratividade e a rentabilidade.
Na abertura do evento, a presidente da Conexão Delta G, Patricia Wolf, lembrou da história de praticamente 30 anos onde os criadores se uniram em prol do melhoramento genético para produzir animais cada vez mais diferenciados, representando um ideal que foi montado pelo pesquisador Luiz Alberto Fries. “Uma pessoa única e diferente no melhoramento genético e que é o motivo de estarmos todos juntos aqui. Ele pregava que qualidade saía do volume e por isso estas empresas se juntaram para fazer um foco muito fechado no melhoramento genético de animais com muito empenho e muita competência”, observou.
O primeiro painel foi apresentado pela consultora do GenSys, Fernanda Brito, que falou sobre “Melhoramento Genético - Da Seleção Natural à Era da Genômica, uma Tecnologia em Evolução”. A especialista traçou uma linha do tempo desde a origem genética dos bovinos domesticados, até chegar nas raças bovinas atuais e quais os processos que foram envolvidos nessa trajetória. Fernanda destacou a importância desse material genético, sua diversidade e como a evolução das tecnologias de análise, culminando com a genômica, podem potencializar os ganhos genéticos aumentando a produtividade e, portanto, o lucro para o produtor.
Na sequência foi a vez do pesquisador e chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, falar sobre “O Papel do Melhoramento Genético no Contexto da Pecuária Sustenável”. O objetivo foi o de mostrar de que forma este trabalho de melhoramento genético também contribui para os modelos de sustentabilidade social, ambiental e econômico.Cardoso apresentou e demonstrou o papel essencial do melhoramento genético, aprimorado pela genômica no desenvolvimento e no desenho de sistemas produtivos mais sustentáveis, mais rentáveis e mais amigáveis para o meio ambiente.
Iniciando os trabalhos da tarde, o presidente da Delta Gen, Ian David Hill, proferiu a palestra “Delta Gen + 12 Anos”. Ele fez um histórico da pecuária até os momentos atuais, além de mostrar os resultados do programa no Brasil Central. A apresentação do dirigente da Delta Gen teve uma reflexão sobre o passado da pecuária e o momento em que se encontra para atualizar o que se pode prever para o futuro do setor. Também foi demonstrado o trabalho da Delta Gen, que nasceu da Conexão Delta G, e o que se evoluiu no gado Nelore no Centro Oeste e Sudeste do Brasil.
Logo após, o “Uso do Melhoramento Genético para Aumentar a Lucratividade na Pecuária" foi o assunto do consultor do GenSys, Vanerlei Roso. O especialista ressaltou em sua palestra a seleção baseada nas DEPs tradicionais e nas DEPs genômicas. Sobre a seleção genômica, mais especificamente, mostrou resultados de sua aplicação em alguns programas de melhoramento genético conduzidos pela GenSys e como esta tecnologia está sendo utilizada para acelerar o processo genético, especialmente naquelas características de alto custo e difícil mensuração, tais como resistência ao carrapato, precocidade sexual e qualidade da carne.
Finalizando, o presidente do Conselho Técnico da Conexão Delta G, Bernardo Pötter, abordou o tema “Conexão Delta G - O Estado da Arte”, onde mostrou qual o estágio atual do melhoramento genético e da genômica na Conexão Delta G e como isso está na rotina dos participantes do programa. Ele fez uma síntese das palestras anteriores e depois abriu o debate com os demais participantes de forma a tirar as dúvidas do público.
Ainda durante o evento, a Conexão Delta G realizou duas homenagens. A primeira para Valter José Pötter, titular da Estância Guatambu, de Dom Pedrito, um dos fundadores e ex-presidente da Conexão Delta G. A outra foi para o professor José Fernando Piva Lobato, que atua como consultor da entidade. O Workshop “Pecuária e Genômica, O Binômio do Lucro” contou com o apoio da Neogen, Ourofino e Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).
Commentaires